Cooperativa Agrícola da Maia: 40 anos!
A Cooperativa Agrícola da Maia nasce, por escritura pública, em 20 de Outubro de 1975. Atualmente tem cerca de 700 Sócios e um Capital Social de 117.000 Euros.
Por altura do 25 de Abril de 1974, as condições de acesso dos agricultores aos meios (sementes, adubos, financiamento, etc.) necessários à actividade e à produção agrícola eram bastante difíceis.
As dificuldades de financiamento dos agricultores eram enormes, e os juros eram tão mais elevados quanto maior a distância aos grandes centros, chegando a atingir níveis de usura.
Por todo o país várias figuras relevantes da política e do meio agrário envidaram esforços no sentido da criação de organizações locais dedicadas ao apoio e desenvolvimento da actividade agrícola.
São estes os princípios que estão na génese da Cooperativa Agrícola da Maia.
A Cooperativa Agrícola da Maia surge como resposta a estas dificuldades, agrupando os agricultores Maiatos numa associação, por forma a dar-lhes uma voz que expresse os seus interesses comuns e uma capacidade negocial e reivindicativa que de forma isolada dificilmente teriam.
De uma pequena associação com um reduzido número de agricultores associados, abrangendo um pequeno leque de atividades agrícolas, a Cooperativa Agrícola da Maia foi crescendo e evoluindo, sustentada na força dos seus associados e no empenho dos seus dirigentes, sendo uma hoje uma Cooperativa de referência no panorama agrícola do norte do país.
Atualmente tem cerca de 700 Sócios e um Capital Social de 117.000 Euros. A Cooperativa Agrícola da Maia dispõe de instalações próprias, recentes e modernas, que compreendem Serviços Administrativos, Postos de Venda de Produtos Agrícolas, Armazém, Postos de Venda de Produtos Fitofarmacêuticos, Salas de Formação, Posto de Venda de Combustíveis, etc.