Cooperativa Agrícola da Maia: 40 anos!

Cooperativa Agrícola da Maia: 40 anos!

A Cooperativa Agrícola da Maia nasce, por escritura pública, em 20 de Outubro de 1975. Atualmente tem cerca de 700 Sócios e um Capital Social de 117.000 Euros.

Por altura do 25 de Abril de 1974, as condições de acesso dos agricultores aos meios (sementes, adubos, financiamento, etc.) necessários à actividade e à produção agrícola eram bastante difíceis.

As dificuldades de financiamento dos agricultores eram enormes, e os  juros eram tão mais elevados quanto maior a distância aos grandes centros, chegando a atingir níveis de usura.

Por todo o país várias figuras relevantes da política e do meio agrário envidaram esforços no sentido da criação de organizações locais dedicadas ao apoio e desenvolvimento da actividade agrícola.

São estes os princípios que estão na génese da Cooperativa Agrícola da Maia.

A Cooperativa Agrícola da Maia surge como resposta a estas dificuldades, agrupando os agricultores Maiatos numa associação, por forma a dar-lhes uma voz que expresse os seus interesses comuns e uma capacidade negocial e reivindicativa que de forma isolada dificilmente teriam.

De uma pequena associação com um reduzido número de agricultores associados, abrangendo um pequeno leque de atividades agrícolas, a Cooperativa Agrícola da Maia foi crescendo e evoluindo, sustentada na força dos seus associados e no empenho dos seus dirigentes, sendo uma hoje uma Cooperativa de referência no panorama agrícola do norte do país.

Atualmente tem cerca de 700 Sócios e um Capital Social de 117.000 Euros. A Cooperativa Agrícola da Maia dispõe de instalações próprias, recentes e modernas, que compreendem Serviços Administrativos, Postos de Venda de Produtos Agrícolas, Armazém, Postos de Venda de Produtos Fitofarmacêuticos, Salas de Formação, Posto de Venda de Combustíveis, etc.

No ano da celebração do nosso quadragésimo aniversário renovamos o ímpeto da nossa Missão de continuar a evoluir e a crescer, por forma a responder cada vez melhor às necessidades, anseios e objetivos dos nossos associados, continuando a ser uma instituição de referência no cooperativismo agrícola nacional.

Comentários

Deixe o seu comentário